Olhar Animal: "Disciplina na USP busca pensar direitos animais como pensamos direitos humanos"
“A libertação animal também é a libertação humana”. Com essa frase, o filósofo australiano Peter Singer encerrou o prefácio de um de seus mais famosos livros, Libertação Animal, lançado em 1975. Quarenta anos depois, sociedades do mundo inteiro ainda discutem as questões apresentadas pelo escritor no que diz respeito aos direitos animais.
Pela primeira vez, em 2019, a Faculdade de Direito (FD) da USP, em São Paulo, oferecerá uma disciplina que se compromete a pensar a fundo sobre o assunto.
Coordenada pelo professor Roberto Augusto de Carvalho Campos, do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da FD, Direitos Animais tem como principal objetivo “estudar os animais não humanos frente ao Direito, numa perspectiva ética”, descreve a professora colaboradora Ivanira Pancheri, também responsável pelas aulas.
Além de ser advogado, o professor responsável também possui formação médica e é especializado em temas como bioética e biodireito. A parceria com a pesquisadora, que se interessa pessoalmente pelo assunto, deu origem à cadeira.
À venda na Amazon/Kindle
Comentários
Postar um comentário